Vantagens, Resistências, Fraquezas
Fraquezas × Resistências × Imunidades
Uma das coisas que todo treinador pokémon deve saber é qual pokémon é melhor para se obter vantagem numa batalha. Uma das formas para conseguir isso é pelo tipo do pokémon adversário. Sabendo qual é a fraqueza daquele tipo, basta usar um pokémon que tenha um golpe do tipo que tenha vantagem ao tipo do tal pokémon. Complicado? É mais fácil do que parece! Vamos pegar como exemplo 2 tipos básicos: fogo e água. Todos nós sabemos que a água apaga o fogo. A idéia é parecida, use um golpe de água em um pokémon de fogo e obterá a vantagem! Isso significa que pokémons de fogo tem fraqueza (desvantagem) ao tipo água. Também tem a questão da resistência. Se atacarmos um pokémon de água com um golpe de fogo, causará a metade do dano normal. Isso acontece porque pokémons de água têm resistência ao tipo fogo.
Mas nem sempre ocorre assim. O tipo elétrico tem vantagem a água, mas ele não tem resistência a água. Isso quer dizer que se atacar um elétrico com golpe aquático, o dano será normal.
Se você tiver vantagem ao tipo do adversário, você causa o dobro do dano normal (×2), se o tipo do adversário tiver resistência ao tipo de seu golpe, você causa a metade do dano normal (×½), se os tipos não tiverem condição especial entre si, você só causa o dano normal (×1). Também existe a imunidade, que é quando o golpe não afeta o pokémon; não causa nenhum dano (×0). É o caso de atacar um fantasma com golpes do tipo normal.
Existem pokémons que têm 2 tipos. Vamos tomar como exemplo os tipos água/voador. Esses dois tipos têm desvantagem a elétrico. Então, se usado um golpe elétrico num pokémon desses (pode ser Mantyne, Pelliper, Gyarados...), você causa o quádruplo do dano normal (×4). Agora, se usado um golpe de planta em um pokémon do tipo fogo/voador (Charizard, Moltres, Ho-oh), o golpe causará a quarta parte do dano normal (×¼), porque tanto o tipo fogo como o tipo voador têm resistência ao tipo planta, fazendo com que o dano caia para a metade da metade.
Na tabela abaixo você pode verificar todas as vantagens, resistências, fraquezas e imunidades possíveis, inclusive todas as combinações de tipos de pokémon que existem. As combinações que não existem não aparecem na tabela (como não existe, por exemplo, um pokémon do tipo água/fogo, uma combinação como esta não aparecerá na tabela).
As colunas (fileiras verticais) é o tipo do golpe que o pokémon atacante usa, ou seja, é o tipo emissor. As linhas (fileiras horizontais) é o tipo do pokémon que recebe o golpe, ou seja, é o tipo receptor. Note que golpe tem apenas um tipo, mas o pokémon pode ter até dois.
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TIPO DO GOLPE DO POKÉMON QUE ATACA |
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Legenda:
Tipos:
- Normal
- Fogo
- Água/Aquático
- Elétrico
- Planta/Grama
- Gelo
- Lutador
- Veneno/Venenoso
- Terra/Terrestre
- Voador
- Psíquico
- Inseto
- Pedra/Rocha
- Fantasma
- Dragão
- Noturno/Dark
- Metálico/Aço
Figuras:
O golpe tem dupla vantagem sobre o adversário (dano ×4) - It’s super effective! | |
O golpe tem vantagem sobre o adversário (dano ×2) - It’s super effective! | |
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Não tem condição especial, o dano causado é normal (dano ×1) |
O adversário tem resistência sobre o golpe (dano ×½) - It’s not very effective... | |
O adversário tem dupla resistência sobre o golpe (dano ×¼) - It’s not very effective... | |
O golpe não causa dano, o adversário fica imune (dano ×0) - It doesn’t affect... |